lojista

Organize o estoque

17/11/2015

Alô, lojistas!

Final de ano está próximo e com ele as datas em que o público costuma gastar mais. Procurem se organizar no atendimento, pois este tempo é precioso.

Outra dica é manter o estoque organizado, como, por exemplo, separar as roupas por tamanhos, marcas e cores. Isso fará com que os vendedores tenham facilidade na hora da busca e economize tempo!

O Sebrae listou algumas dicas interessantes para lojistas. Confira algumas:

1- CUPONS

– Distribuir cupons antecipadamente, por exemplo, em dezembro, para serem descontados nas compras nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano, e assim sucessivamente em outras datas comemorativas.

2- CUPONS BÔNUS

– Ao invés de dar um percentual de desconto, dê um CUPOM com este mesmo percentual, porém anotado com um valor em reais. O cliente pode juntar estes cupons e depois abater em uma próxima compra ou presentear alguém – familiares ou amigos- com estes cupons. Incentive para que o cliente mande outro cliente para obter este desconto;você estará ganhando a oportunidade de conquistar um novo cliente.

3- LIQUIDAÇÃO

– O que fazer? Além de simplesmente baixar os preços, busque criar promoções que induzam o cliente a comprar mais de uma peça, é o que é comumente chamado de COMBO. Para atrair consumidores, a loja corta os preços e oferece os produtos em combinação com artigos que não estejam originalmente em promoção.

4- OFERTAS DIRIGIDAS

– Monte uma base de dados que permita o cruzamento de informações do estoque com o perfil da clientela para a elaboração de ofertas direcionadas.

5- SITES DE COMPRAS COLETIVAS

– Faça parcerias com sites de compras coletivas ou bazares eletrônicos. Para não melindrar consumidores mais fiéis da loja, só devem entrar na liquidação virtual peças lançadas duas coleções antes da atual. Se colocar peças mais recentes em promoção, há risco de perda de clientes.

Sigam as dicas e faça um planejamento!